Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Não subestime o poder de um vira-lata

Por: Carla Ruas

Estava na casa da minha tia uns dias atrás e ela tem um cachorrinho de raça. Esse mesmo cachorrinho pulava incontrolavelmente até a comida, até que meu tio soltou a frase: “ Para com isso, você não é cachorro vira-lata!”. Contive meu riso.

Há um mês adotei essa linda cachorrinha http://ducachorro.blogspot.com/2010/06/cachorrinha-perdida.html , graças a esse blog e felizmente não foi a minha primeira vira-lata, tive mais 4. O que eu posso dizer para todos é que vira-lata é uma denominação para os Sem Raça Definida, mas não transmite a capacidade real desses lindos cachorros.

Todos os vira-latas que tive foram especiais, de uma maneira única mostraram a capacidade de superação incrível! Enquanto eu gastava dinheiro com os meus cães de raça, os vira-latas estavam sempre bem, dificilmente tinham problemas de saúde.Não quero rebaixar os cachorros de raça, que também tive inúmeros e sonho em ter um labrador, mas ser vira-lata é ser...diferente.

Eu entendia isso como sorte, até que tive uma vira-lata que ficou grávida e teve 10 filhotinhos sozinha, simplesmente acordei e susto: de uma cadela, agora havia mais 10 filhotinhos!

Eu vi que era praticamente uma vantagem ser vira-lata, como se fosse uma troca com a mãe-natureza: “vocês vão nascer sozinhos, sem a beleza clássica dos pomposos de raça, mas darei algo em troca a vocês – a capacidade ímpar de lidar com seus problemas e de ainda sim, acreditar e amar os seres-humanos”.

Eu vejo essa frase em todos os “viras” que já tive e vejo ainda mais na minha recente cadelinha adotada, que chamo de Bibi de tão meiga e fofa que ela é. Ela foi encontrada na rua, muito magra e um pouco debilitada (sua patinha estava muito machucada). No começo foi um pouco difícil fazê-la esquecer da vida da rua e se alegrar com sua nova condição. Andava de rabo abaixado, tinha medo de tudo e todos e, em menos de duas semana, era outra cadela. Feliz, gordinha, com a patinha curada sozinha, com uma felicidade incrível.

O melhor vocês não sabem: ela se comunica como nunca vi, pega a coleira com a boca e leva até a mim para passear, me olha bem fundo e me leva até aonde está seu ossinho para eu resgatá-lo. Obedece como ninguém: vai deitar quando mando, passeia sem coleira e não faz suas necessidades dentro de casa, somente quando chegamos para passear na rua.

Enfim, até mesmo eu subestimei a capacidade dessa vira-lata linda e hoje vejo mais forte o poder de um vira-lata.

Então quando você ver um vira-lata pedindo comida, saiba que ele sabe fazer muito mais que isso, ele pode fazer de você, uma pessoa mais feliz e realizada, porque adotar não deixa de ser a capacidade de exercer aquela velha função nossa na Terra: ajudar o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário