Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

"Cartilha Ulinha: Direitos Animais para crianças" está disponível para download

Está disponível para download e reprodução livre, a terceira edição da “Cartilha Ulinha: Direitos Animais para crianças”, aprimorada de acordo com a colaboração de pessoas que sugerem mais temas ou pequenas correções.

A cartilha é elaborada por uma educadora e uma publicitária, integrantes do grupo União Libertária Animal (Ula!), unindo assim, especificidades da educação progressista libertária e o lindo apelo visual das artes gráficas às questões filosóficas e práticas (abolicionismo e veganismo) dos Direitos Animais; tudo em uma linguagem especial para essa faixa etária que está em pleno desenvolvimento!

O resultado é uma cartilha diversificada e inédita, para crianças a partir dos 5 anos de idade, com muita informação e ludicidade. O objetivo pedagógico da cartilha é ser um recurso para a educação não-formal, desenvolvendo uma educação humanitária e crítica-transformadora, voltada para a desconstrução de conhecimentos opressores e cartesianos, condicionados pela educação formal tradicional, reprodutora e mantenedora do status quo, seja do animal humano seja do não-humano.


Muitas informações contidas na cartilha são inéditas até para muitos adultos, o que amplifica de maneira espiral a transmissão dos conhecimentos da cartilha, tendo como epicentro a criança que, por sua vez, está em fase latente de diagnosticar e assimilar conhecimentos, com senso questionador ainda ativo.

Como inspiração inicial, tiveram a cartilha Fulaninho, do Instituto Nina Rosa e as cartilhas do ProBem. No entanto, ambas se atém à guarda responsável; por isso a iniciativa em elaborar atividades infantis que integrassem os animais em geral, desconstruindo o especismo e a coisificação.

A cartilha possui atividades que abordam a guarda responsável, senciência, exploração de animais para entretenimento humano (zoológicos, circos e rodeio), a manutenção de animais confinados (pássaros em gaiolas), alimentação ética, consciência ambiental, etc.

A cartilha faz parte do Projeto Ulinha e está disponível para download no site do Ula! É de livre reprodução!

http://www.uniaolibertariaanimal.com/realizacoes/projeto-ulinha

Fonte: ANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário