Páginas

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Bicho engraçado - Slow Loris

Que animal mais engraçado!



Só de olhar não dá para descobrir de que família esse bicho faz parte. Reparando nos olhos enormes e na cauda pequena, fica impossível imaginar que ele é da mesma turma que os macacos.
Mas ao contrário dos seus parentes , sempre apressados e saltitantes, o slow loris anda na maior calam e passa o dia inteiro tirando sonecas ao sol. Não foi à toa que ganhou esse nome: slow, em inglês quer dizer devagar.

Os olhos imensos desse animal permitem que ele enxergue à noite, quando sai em busca de alimentos como frutas, aves, insetos e lagartixas, sem se preocupar muito com a concorrência de bichos ativos durante o dia.
Suas patas da frente são diferentes das de outros primatas, pois têm indicador pequeno e dedão bem afastado dos outros dedos. Esse formato garante ao slow loris uma habilidade especial para segurar nos galhos e agarrar a comida. Isso é perfeito para um bicho que se sente seguro em cima das árvores e que quase nunca desce ao chão.

O slow loris possui glândulas debaixo do braço que produzem uma substância com cheiro forte, que é tóxica para o homem e pode provocar fortes reações alérgicas em quem o toca.
A fêmea passa a boca nessa glândula e depois lambe os filhotes para que eles conheçam o cheiro, identifiquem sua família e fiquem mais seguros. Eles são carregados nas costas da mãe e mamam até os sete meses. Quando ela precisa sair pra procurar comida, ficam escondidos nos galhos das árvores.

Ficha do Slow Loris
:
Tamanho - até 38 cm
Peso - até 2 quilos
Gestação - de 185 a 197 dias
Tempo de vida - 10 anos em média
Onde vive - no sudeste da Ásia e na Índia.

Lendas e histórias:

*Há várias lendas sobre o slow loris e muita gente acha que o animal tem poderes para curar doenças.
*Alguns povos asiáticos acreditam que o pêlo do bicho faz sarar machucados mais rapidamente e que esses animais podem dar sorte quando levados dentro de barcos como mascotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário